Desenvolvimento de uma interface gráfica de usuário para apoio a construção do conhecimento: um estudo de caso da plataforma ENEM na Rede

  • Marcos Arrais UFRJ
  • Jonice Oliveira UFRJ

Resumo


O estudo apresenta o sistema de design (design system), usabilidade e arquitetura da informação criados para a plataforma “Enem na Rede”, que tem por objetivo capacitar estudantes para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. A plataforma provê a construção do conhecimento através de interações sociais e mecânicas de gamificação que envolvem alunos em atividades colaborativas. O processo de construção da interface gráfica de usuário utiliza conceitos de responsividade de sistemas web, usabilidade, representação da informação e uma inteligência artificial apoiada por representação visual, que ajuda estudantes e guia o processo de estudo.
Palavras-chave: Interface gráfica de usuário, responsivo, sistema web, prototipação, gamificação, design system.
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ARRAIS, Marcos ; OLIVEIRA, Jonice. Desenvolvimento de uma interface gráfica de usuário para apoio a construção do conhecimento: um estudo de caso da plataforma ENEM na Rede. In: IHC NA PRÁTICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 19-20. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8381.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)