Mulheres de Ferro: Relato de Prática Utilizando Arduíno  com Alunas do Ensino Médio em uma Escola Pública 

  • Camila N. Soares
  • Leticia L. Leite
  • Aletéia Patrícia. F. de Araujo
  • Maristela  Holanda

Resumo


Este  artigo  descreve  uma  experiência  realizada  com  alunas  do  primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, com  o  objetivo  de  incentivar  a  atuação  delas  na área  da  computação.  Para  despertar  o  interesse  das  alunas  foram desenvolvidas, durante o semestre de  2017/2, oficinas de Arduíno.    A disparidade de gênero ainda é um grande obstáculo para as mulheres nas áreas da  ciência,  sobretudo  das  exatas.  Conforme  Maciel  e  Bim  (2010),  a  redução  do  número de mulheres nas áreas de Engenharia e de Computação é uma preocupação  mundial.  Segundo  o relatório divulgado pela Sociedade Brasileira de Computação  (SBC, 2018), referente ao ano de 2016, é possível observar que apenas 13,65% dos  ingressantes  em  cursos  de  Computação  são  mulheres.  Além  disso,  do  total  de  alunos que concluíram os cursos, apenas 15,48% são do sexo feminino.   Pesquisas sobre a participação das mulheres nas engenharias revelaram que  as discriminações ainda ocorrem apesar das conquistas que elas fizeram também na área  tecnológica.  Investigações  realizadas  por  pesquisadores  e  pesquisadoras  do  Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia - GeTec, da  UTFPR,  mostraram  sob  várias  facetas  como  ocorre  esta  discriminação.  Por  exemplo,  entre  os  estudantes  das  Engenharias  há  um  estranhamento  por  parte  de  professores e de alunos pela presença de jovens do sexo feminino nestes cursos. Há  depoimentos  de  alunas  afirmando  que  seus  próprios  pais,  em  alguns  casos,  tentaram  impedí-las  de  cursar  Engenharia  por ser este um curso mais direcionado  ao sexo masculino. 
Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Camila N.; LEITE, Leticia L.; ARAUJO, Aletéia Patrícia. F. de; HOLANDA, Maristela . Mulheres de Ferro: Relato de Prática Utilizando Arduíno  com Alunas do Ensino Médio em uma Escola Pública . In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT_CSBC), 12. , 2018, 1/2018. 12º Women in Information Technology (WIT 2018). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2018 .