Estratégias para Permanência e Êxito de Estudantes Mulheres em Cursos Superiores de Tecnologia da Informação e Comunicação

  • Jaciana B. da Silva
  • Reinaldo B. Braga
  • Carina T. Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta uma variedade de estratégias que podem ser adotadas para combater a evasão e a retenção de estudantes mulheres em cursos superiores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e, consequentemente, impulsionar a participação da mulher naárea. Tais estratégias incluem desde ações como palestras e atividades lúdicas, até capacitações técnicas das estudantes para participarem de competições de programação e projetos de alto impacto tecnológico. As estratégias foram aplicadas com cerca de 30 estudantes mulheres do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE Campus Aracati e já resultaram em destaques e premiações obtidas por meio de competições naárea de TIC, além de possibilitarem espaços para fomentar a importância dos estudos e da igualdade de gênero.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Jaciana B.; BRAGA, Reinaldo B.; OLIVEIRA, Carina T.. Estratégias para Permanência e Êxito de Estudantes Mulheres em Cursos Superiores de Tecnologia da Informação e Comunicação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3381.