Barreiras que Impedem a Opção das Meninas pelas Ciências Exatas e Computação: Percepção de Alunas do Ensino Médio

  • Josilene Aires
  • Giorgia Mattos
  • Chaenne Oliveira
  • Andréa Brito
  • Ana Flávia Aragão
  • Sanny Alves
  • Thiago Coelho
  • Gabriel Moreira

Resumo


Neste estudo pesquisamos as razões que dificultam a escolha de cursos e carreiras daárea de Ciência, Tecnologia e Computação pelas mulheres. A partir de depoimentos de alunas do ensino médio do Estado da Paraíba coletados em 2016 e 2017, verificamos que as principais barreiras percebidas são: o machismo, a ideia de que as mulheres são 'incapazes' de lidar com tecnologia, o fato daárea tecnológica ser predominantemente masculina e o preconceito que Computação é 'coisa de homem', entre outras. O projeto de intervenção conduzido pelas autoras procura mudar esta realidade através da ministração de palestras, oficinas de capacitação e visitas técnicas, influenciando as escolhas profissionais e o futuro das alunas.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
AIRES, Josilene; MATTOS, Giorgia; OLIVEIRA, Chaenne; BRITO, Andréa; ARAGÃO, Ana Flávia; ALVES, Sanny; COELHO, Thiago; MOREIRA, Gabriel. Barreiras que Impedem a Opção das Meninas pelas Ciências Exatas e Computação: Percepção de Alunas do Ensino Médio. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 12. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3378.