Ponteiros em Papel: O ensino e a aprendizagem de ponteiros em linguagem de programação C com base em envelopes coloridos

  • Gustavo Kira
  • Luiz Ernesto Merkle

Resumo


Este artigo apresenta uma dinâmica com envelopes coloridos como um meio para trabalhar o conceito de ponteiro no ensino e aprendizagem da linguagem de programação C. A mestria de ponteiros é um passo importante para o domínio desta linguagem, ao mesmo tempo que é, talvez, um de seus tópicos mais difíceis. Esta atividade foi pensada com o pressuposto de que o a aprendizagem de ponteiros, sem um apoio concreto, privilegia quem já tem um bom domínio deálgebra ou uma boa compreensão abstrata da arquitetura de um computador. O uso de envelopes permite desenvolver uma analogia concreta e oferece um passo intermediário para aqueles que ainda estão por desenvolver suas habilidades ligadas a manipulação simbólica ou a compreensão abstrata da máquina.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
KIRA, Gustavo; MERKLE, Luiz Ernesto. Ponteiros em Papel: O ensino e a aprendizagem de ponteiros em linguagem de programação C com base em envelopes coloridos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3529.