Construção Colaborativa de Signos Específicos da Língua Brasileira de Sinais para Termos da Subárea de Engenharia de Software

  • José Augusto Fabris
  • Soraia Silva Prietch
  • Kefferson Ricardi

Resumo


Estudantes surdos estão perdendo o interesse na busca do conhecimento por não ter acesso a livros, vocabulários, dicionários ou glossários com jargões acadêmicos específicos em Libras. Portanto, esse artigo apresenta trabalhos correlatos ressaltando a precariedade de termos referentes a conteúdos de Engenharia de Software em Libras. Os signos construídos, e documentados nas fichas técnicas, foram submetidos à pesquisa de opinião de pessoas surdas usuárias da Libras com ensino superior concluído ou em andamento. Como resultado ficou evidente, pela opinião dos participantes, a importância de construir sinais da Libras paraáreas de conhecimento que ainda possuem poucos sinais, como aárea de Computação.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
FABRIS, José Augusto; PRIETCH, Soraia Silva; RICARDI, Kefferson. Construção Colaborativa de Signos Específicos da Língua Brasileira de Sinais para Termos da Subárea de Engenharia de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3528.