Criando aplicativos sobre o descarte adequado de lixo: experiências utilizando uma abordagem temática em um clube de programação

  • Andrea S. Charão
  • Ana Luísa V. Solórzano
  • Rafael G. Trindade

Resumo


Clubes de programação são abordagens efetivas para disseminar fundamentos de computação ao público da educação básica. Por se tratarem de atividades extra-classe, de ensino não-formal, clubes enfrentam o desafio de criar ambientes de aprendizado estimulantes e com significado aos participantes. Neste trabalho, apresenta-se uma experiência que inseriu um tema de responsabilidade social em atividades de um clube de programação, envolvendo os participantes em uma temática de conscientização ambiental. Ao longo de 9 oficinas tutoradas por universitários, os participantes do clube criaram aplicativos usando MIT App Inventor, em torno da temática do descarte adequado de lixo. O artigo discute decisões-chave e lições aprendidas que favorecem a replicação da experiência.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
CHARÃO, Andrea S.; SOLÓRZANO, Ana Luísa V.; TRINDADE, Rafael G.. Criando aplicativos sobre o descarte adequado de lixo: experiências utilizando uma abordagem temática em um clube de programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3518.