O desenvolvimento da identidade docente por professores de Computação não licenciados atuantes na Educação Profissional de Nível Médio

  • Ranansamir Sousa da Silva
  • Ecivaldo de Souza Matos
  • Monica de Sousa Massa

Resumo


A identidade docente é um processo de construção, cujas dimensões social e profissional estão inter-relacionadas, sendo fortemente afetado pelo contexto escolar. Este artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa sobre o processo de desenvolvimento da identidade docente por profissionais de Computação sem formação pedagógica em nível de Licenciatura, atuantes como professores da Educação Profissional de Nível Médio em uma escola pública do estado da Bahia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação-participante das aulas ministradas ao longo de um ano letivo, cuja análise de conteúdo revelou alguns aspectos que dificultam o estabelecimento da identidade profissional docente por esses sujeitos e que podem influenciar o sucesso da sua ação didática. 

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Ranansamir Sousa; MATOS, Ecivaldo de Souza; MASSA, Monica de Sousa. O desenvolvimento da identidade docente por professores de Computação não licenciados atuantes na Educação Profissional de Nível Médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3511.