Identificação Automática de Estilos de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Edilaine Santiago de Oliveira
  • Gilvandenys Leites Sales
  • Pryscilla de Sousa Pereira
  • Ramires do Nascimento Moreira

Resumo


A disseminação e a evolução da tecnologia têm revolucionado a maneira de como a educação é abordada. A classificação dos estilos de aprendizagem dentro de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA's) pode auxiliar no uso de novas estratégias de ensino baseadas no perfil do aluno, além de contribuir na personalização desses ambientes virtuais. Esta pesquisa consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de trabalhos relevantes nosúltimos quatro anos que adotam abordagens automáticas, como mineração de dados e aprendizado de máquina, para classificação dos estilos de aprendizagem dos alunos. Ao todo foram selecionados 12 artigos, considerados significativos para esta pesquisa, para realização de uma análise mais criteriosa. Os resultados mostram que diferentes técnicas são aplicadas, assim como diferentes modelos de estilos de aprendizagem disponíveis na literatura.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
DE OLIVEIRA, Edilaine Santiago; SALES, Gilvandenys Leites; PEREIRA, Pryscilla de Sousa; MOREIRA, Ramires do Nascimento. Identificação Automática de Estilos de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3488.