Proposta de um sensor optoacústico para detecção em tempo real de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) para uso em armadilhas inteligentes

  • Fabiano Sandrini Moraes
  • Dori Edson Nava
  • Vagner Santos da Rosa

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento inicial de um sensor optoacústico para ser usado em armadilhas inteligentes com detecção em tempo real de moscas-das-frutas Ceratitis capitata e Anastrepha fraterculus. Para isto foi desenvolvido o protótipo de um sensor para ser utilizado em uma armadilha do tipo McPhail, juntamente com o hardware para tratamento do sinal gerado pelo sensor. O desempenho inicial do sensor foi avaliado através de experimentos simulados em laboratório, onde o sensor mostrou-se promissor para testes com os insetos de interesse.
Publicado
26/06/2018
Como Citar

Selecione um Formato
MORAES, Fabiano Sandrini; NAVA, Dori Edson; ROSA, Vagner Santos da. Proposta de um sensor optoacústico para detecção em tempo real de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) para uso em armadilhas inteligentes. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 9. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6124. DOI: https://doi.org/10.5753/wcama.2018.2935.