Uso de aprendizado supervisionado para análise de confiabilidade de dados de crowdsourcing sobre posicionamento de ônibus

  • Diego Vieira Neves
  • Felipe Cordeiro Alves Dias
  • Daniel Cordeiro

Resumo


Sistemas de Transportes Inteligentes permitem o uso de sensores e equipamentos de GPS para monitorar os sistemas de transportes públicos em Cidades Inteligentes. A captura e processamento desses dados permite, em tese, que o cidadão possa utilizar o transporte público com confiabilidade e previsibilidade, o que melhoraria a qualidade de vida da população urbana e o meio ambiente. Contudo, diversos fatores podem fazer com que esses dados sejam insuficientes ou de baixa qualidade para uso em tempo real. Este trabalho estuda o uso de dados obtidos via colaboração coletiva (crowdsourcing) como complemento dessas informações. Para mitigar as incertezas introduzidas pelo uso de crowdsourcing, este trabalho propõe um modelo de análise de confiabilidade dos dados coletados especializado para o sistema de transporte público (por ônibus) do município de São Paulo.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
NEVES, Diego Vieira; DIAS, Felipe Cordeiro Alves; CORDEIRO, Daniel. Uso de aprendizado supervisionado para análise de confiabilidade de dados de crowdsourcing sobre posicionamento de ônibus. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE CIDADES INTELIGENTES (WBCI), 1. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . DOI: https://doi.org/10.5753/wbci.2018.3229.