Rumo à Melhoria de Produtividade e Sustentabilidade Agrícola por meio da Classificação Automática do Vigor de Sementes de Soja

  • Marcelo de Souza Júnior
  • Rafael S. Bressan
  • Douglas F. Pereira
  • Priscila T. M. Saito
  • Pedro H. Bugatti

Resumo


O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de sementes de soja do mundo. Sua ótima aceitação é dada a suas peculiaridades nutritivas e industriais. Tendo em vista a maior produtividade, a utilização de semente de alta qualidade é um fator importante. Nesse sentido, o teste de tetrazólio têm se destacado, devido à sua precisão e rapidez na avaliação do vigor de sementes de soja. No entanto, o processo de análise é totalmente relacionado ao conhecimento e experiência do analista de semente. Dessa forma, este artigo propõe uma metodologia automática para classificação de sementes de soja por meio de análise de imagens, empregando técnicas de visão computacional agregado ao aprendizado profundo.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
DE SOUZA JÚNIOR, Marcelo; BRESSAN, Rafael S.; PEREIRA, Douglas F.; SAITO, Priscila T. M.; BUGATTI, Pedro H.. Rumo à Melhoria de Produtividade e Sustentabilidade Agrícola por meio da Classificação Automática do Vigor de Sementes de Soja. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 45. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2018.3428.