Construção de Conjunto de Classificadores Baseado na Diversidade do Espaço de Características e Algoritmos de Aprendizagem para Detecção de Spam

  • Gabriel P. Lutz
  • Lucas Ost
  • Márcia Henke

Resumo


As pesquisas naárea de aprendizagem de máquina estão focando seus esforços na diversidade para construção de conjunto de classificadores. O conceito de diversidade está relacionado aos recursos usados para formar um conjunto de classificadores. Este trabalho apresenta experimentos considerando manipulação de características/instâncias e algoritmos de aprendizagem. Demonstra-se que a diversidade considerando algoritmos de aprendizagem tem um desempenho superior aos recursos de manipulação de características. Apresentando considerável redução de falsos positivos na classificação binária de spam, além das demais métricas abordadas como precisão, acurácia, medida-f1 e recall.
Publicado
25/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
LUTZ, Gabriel P.; OST, Lucas; HENKE, Márcia. Construção de Conjunto de Classificadores Baseado na Diversidade do Espaço de Características e Algoritmos de Aprendizagem para Detecção de Spam. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE GRADUAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBSEG), 18. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 185 - 188.