Análise de Desempenho do IEEE 802.11p: Simulações versus Experimentos Reais

  • Thales T. Almeida UFRJ / CEFET-MG
  • Lucas de C. Gomes UFRJ
  • Fernando M. Ortiz UFRJ
  • José Geraldo R. Júnior UFRJ / CEFET-MG
  • Luís Henrique M. K. Costa UFRJ

Resumo


A embarcação de dispositivos com o padrão IEEE 802.11p no ambiente automotivo é considerado um fator crucial para alavancar a segurança e a eficiência no trânsito, o que torna fundamental a avaliação deste padrão antes de sua completa integração com sistemas reais. Entretanto, devido ao custo elevado e à pouca oferta de dispositivos comerciais, a maioria dos trabalhos envolvendo VANETs (Vehicular Ad-hoc NETworks) ainda é realizada apenas no campo das simulações. Visando comparar uma possível equivalência, este trabalho investiga os resultados de medições reais envolvendo cenários V2I (Vehicle-to-Infrastructure) e V2V (Vehicle-to-Vehicle). Para isso, foram confrontados os resultados obtidos por meio de OBUs (On-Board Units) e RSUs (Road Side Units) com os obtidos pelo simulador NS-3. Três métricas de rede foram avaliadas: o alcance máximo, a taxa de entrega de pacotes e o tempo entre recepções de pacotes. Também foi analisada a influência dos diferentes tipos de modulação permitidos no referido padrão e de diversos padrões de mobilidade. Este trabalho representa uma referência para a completa integração do padrão IEEE 802.11p e contribui para a validação e evolução dos modelos de simulação atuais.

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Publicado
10/05/2018
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ALMEIDA, Thales T.; GOMES, Lucas de C.; ORTIZ, Fernando M.; R. JÚNIOR, José Geraldo; COSTA, Luís Henrique M. K.. Análise de Desempenho do IEEE 802.11p: Simulações versus Experimentos Reais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 36. , 2018, Campos do Jordão. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 435-448. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2018.2433.

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