Entendendo o Uso de Design Thinking no Apoio ao Desenvolvimento de Software a` luz das Areas de IHC e Sistemas Colaborativos

  • Lauriane Correa MunDDoS - PPGCC, Escola Polite´cnica, PUCRS, Porto Alegre - RS
  • Sabrina Marczak MunDDoS - PPGCC, Escola Polite´cnica, PUCRS, Porto Alegre - RS
  • Tayana Conte USES - PPGI, Inst. de Computac¸a~o, UFAM, Manaus - AM

Resumo


O Design Thinking aparece na Engenharia de Software como uma abordagem promissora, incentivando a colaborac¸a~o, auxiliando no entendimento e consequente especificac¸a~o das necessidades do usua´rio. Inspirado em pra´ticas de Design centradas no usua´rio, a abordagem ainda tem seus benefi´cios pouco conhecidos no apoio ao desenvolvimento de software. Assim, este projeto visa identificar como o Design Thinking tem sido usado neste contexto. Propo~e-se uma abordagem empi´rica de pesquisa baseada em mu´ltiplos estudos com usua´rios e profissionais da indu´stria, bem como especialistas no uso da abordagem para explorar o assunto. Estes estudos sera~o conduzidos a` luz de conceitos das areas de Interac¸a~o Humano-Computador (e.g., design centrado no usua´rio, personas) e Sistemas Colaborativos (e.g., colaborac¸a~o), vislumbrando contribuir para a integrac¸a~o das a´reas. Um primeiro estudo esta´ em andamento com instrutores e alunos de academias de musculac¸a~o visando tratar a problema´tica de instrutores e alunos trabalharem distantes uns dos outros e em relac¸a~o aos treinos definidos. Resultados preliminares do estudo indicam que o Design Thinking de fato permite uma melhor compreensa~o do usua´rio e suas necessidades. Estudos futuros fazem parte da nossa proposta de pesquisa para corroborar e expandir estes insights iniciais.
Publicado
22/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
CORREA, Lauriane; MARCZAK, Sabrina; CONTE, Tayana. Entendendo o Uso de Design Thinking no Apoio ao Desenvolvimento de Software a` luz das Areas de IHC e Sistemas Colaborativos. In: FÓRUM – IHC E SISTEMAS COLABORATIVOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 17. , 2018, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2018.4234.