Uma ferramenta desenvolvida em Python para o cálculo de enlace em redes DWDM

  • Gabriel Gonçalves UFPI
  • Enio Barbosa UFPI
  • José Reis UFPI

Resumo


Redes DWDM surgem como importante aliado para acompanhar a demanda de dados na internet, pois permitem que vários canais usem a mesma fibra. Na modelagem uma rede DWDM é preciso entender a importância e a influencia que cada equipamento oferece na qualidade da transmissão. Dessa forma, nesse artigo é apresentado algumas características dos equipamentos que compõe uma rede DWDM, bem como, os cálculos necessários para entender a influencia de cada um. Ao fim, é mostrado os resultados obtidos a partir de uma ferramenta implementada para ajudar no cálculo de enlace.

Referências

André, P., Neto, B., Teixeira, A., Lima, M., Nogueira, R., da Rocha, J., and Pinto,

J. (2006). Compensadores adaptativos de dispers˜ao cromática para sistemas de comunicação por fibra óptica. Revista IEEE America Latina.

BALBINOT, Ricardo; SILVEIRA, J. G. (2009). Apostila de Comunicaço˜es Ópticas.

Canal, B. (2013). Sistema para cálculo de enlaces ópticos dwdm.

Diniz, C. d. A. S. et al. (2016). Técnicas para redução de custo em redes ópticas baseadas em múltiplos formatos de modulação.

Fontenele, A. C. (2016). Um novo algoritmo rsa ciente a imperfeições de camada física para redes ópticas elásticas. Universidade Federal do Piauí.

Gonçalves, A. M. (2012). Análise da propagação de impulsos em fibras ópticas. Universidade Técnica de Lisboa.

Python Core Team (2015). Python: A dynamic, open source programming language.

Sajjan, S. M., Seshasai, V., and Sadashivappa, D. (2015). Dwdm link design and power budget calculation. International Journal of Advanced Research in Electrical.

Santos, I. (2015). Alocaçao de recursos para o estabelecimento de circuitos em redes opticas wdm e ofdm. Universidade Federal do Piauı, Teresina.

Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
GONÇALVES, Gabriel ; BARBOSA, Enio ; REIS , José . Uma ferramenta desenvolvida em Python para o cálculo de enlace em redes DWDM. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 298 - 303.