Jogo Educativo como ferramenta para Inclusão do Ensino Religioso utilizando Libras

  • Lopes de Oliveira FACEMA
  • Barbosa da Silva FACEMA

Resumo


O Jogo Educativo Em Busca do Conhecimento possibilita a inclusão social do ensino religioso através de libras e torna o ensino da segunda língua oficial do Brasil mais atrativo para as pessoas surdas e para a sociedade em geral que busca conhecer esta língua. Desenvolvido sem ferir os princípios religiosos de quaisquer pessoas, o trabalho realizado vai muito além de um simples jogo educativo, desenvolvido através do C++ ( Linguagem de programação compilada multi-paradigma), uma vez que o nível de qualidade dos gráficos é excepcional, e a interação com o mundo tecnológico, através da internet no próprio jogo, torna a experiência interessante onde o jogador aprende de maneira lúdica. Este trabalho tem como objetivo facilitar a inclusão dos surdos na educação religiosa através de meios tecnológicos e permitir uma interação dentro do jogo, o que pode tornar o ensino menos cansativo e mais prazeroso. A inclusão dos surdos no ensino religioso no Brasil, mesmo após as leis da educação inclusiva, continua comprometida. A ausência da inovação e da dinamicidade de ensino para os surdos no contexto religioso pode ser a causa para tal deficiência, no entanto, acredita-se que novidades tecnológicas nesse contexto sejam bem-vindas. Além da real situação do ensino religioso para surdos, outro problema a ser solucionado é o escasso conhecimento da LIBRAS e seu ensino restrito. Em detrimento disso, é importante que essa língua seja mais acessível, não só para os surdos, mas para a sociedade em geral, através de múltiplas plataformas, por exemplo: Android, Linux, Windows, PS4 (vídeo game).Como objetivo geral, propõe-se desenvolver um jogo educativo como ferramenta para inclusão do ensino religioso utilizando a Língua Brasileira de Sinais para melhorar a aprendizagem dos surdos no que diz respeito à educação religiosa e expandindo o conhecimento e o ensino da LIBRAS para a sociedade em geral.

Referências

Brasil. Decreto Nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diário Oficial da União em 22/12/2005.

Bíblia. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. E. São Paulo: Paulus, 1985.

Bíblia. Português. Bíblia de Referência Thompson.Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e corr. Compilado e redigido por Frank Charles Thompson.São Paulo: Vida, 1992.

Freire, J. B. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989 Filho, P. Engenharia de Requisitos Disponível em: [ http://www.semeru.com.br/blog/engenharia-de-requisitos/] acesso: 21. mar. 2017.

Gesser, Audrei. Um olho no professor surdo e outro na caneta: ouvintes aprendendo a Língua Brasileira de Sinais / Campinas, SP , 2006. Novaes, N. Desenvolvimento Iterativo e incremental: você já ouviu falar? Disponível em: [http://startupsorocaba.com/desenvolvimento-iterativo-e-incremental/] acesso: 21 mar. 2017

Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
DE OLIVEIRA, Lopes; DA SILVA, Barbosa. Jogo Educativo como ferramenta para Inclusão do Ensino Religioso utilizando Libras. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 160 - 165.