A Importância do Marketing Digital em Pleitos Municipais Através de Aplicativos Mobile

  • Juliana Magalhães IFCE
  • Rhyan Brito IFCE
  • Janaide Ximenes FIED

Resumo


A utilização de aplicativos tem sido amplamente empregada para as mais diversas atividades. Contribuindo inclusive de forma significativa para o marketing de candidatos em per´ıodos eleitorais. O objetivo desse trabalho é verificar a importância do marketing digital através de ferramentas para dispositivos móveis, facilitando o acesso a informações de candidatos por eleitores. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliograficas e na construção de um aplicativo através do software Intel XDK. Os resultados mostraram-se bastante promissores com relação a finalidade do aplicativo. Com este trabalho fica evidente que a utilização de aplicativos mobile facilitam a interação entre candidatos e eleitores, aproximando-os de forma positiva na disputa eleitoral.

Referências

Barbosa (2013). Padr˜oes de projeto de interface para aplicativos android para o google tv. Cervi, E. U., Massuchin, M. G., and de Carvalho, F. C. (2016). Internet e eleições no brasil. Curitiba: UfPR.

FELISBERTO, D. L. and RODRIGUES, K. C. (2002). A utilização do marketing nas campanhas políticas.

Ferreira (2014). Eugov.com.br: a nova política em tempos de redes sociais.

Grosselli, G. (2010). Marketing político digital–as novas tecnologias de comunicação e as campanhas eleitorais. Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, 2(3).

Lemos, A. (2007). Ciberespaço e tecnologias móveis: processos de territorialização e desterritorialização na cibercultura. Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV COMPO´ S. Porto Alegre: Sulina.

Matos Neto, E. O. (2016). Democracia digital móvel: Explorando o uso de aplicativos para fins democráticos no âmbito do governo federal brasileiro.

Tibes, C. M. d. S., Dias, J. D., and Zem-Mascarenhas, S. H. (2014). Aplicativos móveis desenvolvidos para a área da saúde no brasil: revis˜ao integrativa da literatura. Revista Mineira de Enfermagem, 18(2):471–486.

TRE-MT (2016). Baixado em mais de 1 mil aparelhos, aplicativo estatísticas surge como rica fonte de informações. [Online; acessado em: 21-fevereiro-2018].

Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
MAGALHÃES, Juliana ; BRITO, Rhyan ; XIMENES, Janaide . A Importância do Marketing Digital em Pleitos Municipais Através de Aplicativos Mobile. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 149 - 153.