Avaliação das metodologias de gerenciamento de TI

  • Lucas Souza IFMG
  • Denis Carvalho IFMG

Resumo


A Tecnologia da Informação (TI) está presente na maioria das empresas, o mercado de computadores no Brasil cresceu 6% em 2017 e o custo anual por usuário atingiu R$ 35 mil. Faz-se necessário a utilização de alguma metodologia de TI, buscando melhorar o gerenciamento da TI e reduzindo os riscos. Este trabalho, pesquisou as principais metodologias de gerenciamento de TI e produziu parâmetros para sua seleção, de uma forma sistêmica e aderente à realidade da empresa. Os parâmetros selecionados foram aplicados num estudo de caso e o resultado foi satisfatório.

Referências

Rodrigues, L. C.; Maccari, E. A.; Simões, S. A. (2009) O desenho da gestão da tecnologia da informação nas 100 maiores empresas na visão dos executivos de TI. JISTEM: Journal of Information Systems and Technology Management, v. 6, n. 3.

CAMPOS, A. (2005) Sistemas de segurança da informação – Controlando Riscos. [S.l.]: Visual Books.

Castro, R. M.; Braga, J. L. (2012) Seleção de boas práticas de desenvolvimento de software em micro e pequenas empresas: uma abordagem utilizando sistemas baseados em conhecimento. Viçosa: [s.n.].

Ietec. (2007) Empresas aderem a modelos de gestão de TI. Gestão e Tecnologia da Informação. Disponível em: [http://twixar.me/F113]. Acesso em Setembro 2016.

Jacobucci, A. (2015) O que é Gerenciamento de Serviços de TI? ITSM na prática. Disponível em: [http://www.itsmnapratica.com.br/o-que-e-gerenciamento-deservicos- de-ti/]. Acesso em Outubro 2016.

Magalhães, I. L.; Pinheiro, W. B. (2007) Gerenciamento de Serviços de TI na prática. [S.l.]: Novatec.

Meirelles, F. (2017) 28ª Pesquisa Anual do Uso de TI. FGV/EAESP.

Chiari, R. (2014) Para que serve a ISO 20000? ITSM na prática. Disponível em: [http://www.itsmnapratica.com.br/para-que-serve-a-iso-20000/]. Acesso em: Outubro 2016.

Microsoft. (2015) Microsoft Operations Framework - MOF. Disponível em: [ https://blogs.technet.microsoft.com/cmarques/p/mof/]. Acesso em: Outubro 2016.

Bom, J. V. (2006). Foundations of IT Service Management base on ITIL V3. Van Haren.
Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Lucas; CARVALHO, Denis . Avaliação das metodologias de gerenciamento de TI. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 115 - 118.