Estudo de Caso com a Ferramenta Greenfoot Para o Ensino da Programação Orientada a Objetos de Forma Lúdica na Escola Profissional de Viçosa do Ceará.

  • Cícero Sousa FIED
  • Rhyan Brito IFCE
  • Janaide Ximenes FIED
  • Paulo Henrique Silva FIED

Resumo


A dificuldade dos alunos em aprender conteúdos de programação preocupa diversos docentes da Informática. Nessa perspectiva realizou-se um estudo com alunos do Curso Técnico em Informática para averiguar a eficácia do Greenfoot como ferramenta de auxílio à aprendizagem. Este estudo objetiva verificar a eficiência do Greenfoot como ferramenta de ensino da Programação Orientada a Objetos. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas e no estudo de caso realizado com uma turma de segundo ano. Os resultados mostraram-se positivos com relação a aprendizagem com o software Greenfoot. O trabalho revelou a importância da utilização de softwares como mecanismo de apoio ao ensino-aprendizagem de contéudos de programação.

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Publicado
16/10/2018
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SOUSA, Cícero ; BRITO, Rhyan ; XIMENES, Janaide ; SILVA, Paulo Henrique. Estudo de Caso com a Ferramenta Greenfoot Para o Ensino da Programação Orientada a Objetos de Forma Lúdica na Escola Profissional de Viçosa do Ceará.. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 109 - 114.