Informática na Educação: Integrando Informática às Disciplinas do Ensino Fundamental

  • Karoline Nascimento IFTO
  • Jucimária Sousa IFTO
  • Rogério Sousa IFTO
  • Ramásio Melo IFTO

Resumo


Este artigo evidencia a utilização da informática básica integrada às disciplinas do ensino fundamental. Com o objetivo de apresentar as contribuições que esta integração promove aos alunos deste público, a pesquisa foi realizada com alunos do 3° ano do ensino fundamental a partir de observação em sala de aula e da constatação da não utilização da informática. Trata-se de uma pesquisa-ação, com aulas práticas de 3 horas para cada disciplina: Ensino Religioso, Inglês, Artes, Matemática, Português, Ciências, Educação Física, Geografia e Redação. A integração da informática com as disciplinas oferece grande relevância para os processos pedagógicos e para a formação e inclusão digital dos estudantes.

Referências

BARBOSA, Carlos Alessandro; BARBOSA, Vanessa Vanir Dias. O uso do computador na escola sob o olhar de Valente. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 12, n. 29, p. 388-394, 2015.

BATISTA, Gilmário. LIBÂNIO, Rosinete. Ferramentas De Compartilhamentos Nas Aulas De Informática E Internet Na Educação. In: Anais da Jornada de Iniciação Cientifica e Extensão (JICE). 2016.

COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinas com as tecnologias da informação e da comunicação. Artmed Editora, 2010.

DA COSTA, Renata L. et al. Informática básica nas escolas públicas buscando a inclusão digital dos estudantes da oitava série do ensino fundamental em diante e da comunidade em geral. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2007.

NASCIMENTO, Karoline Araújo et al. Interdisciplinaridade: informática aplicada as disciplinas do 3° ano do ensino fundamental numa escola pública em Araguatins– Tocantins. In: 8ª JICE-Jornada de Iniciação Científica e Extensão. 2017.

SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. 2005.

SPIES, Leani. Integrando informática nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. Ed. Ver. e ampl. São Paulo: Érica, 2011.

VALENTE, José Armando. Computadores e Conhecimento: representando a educação. 2ª Ed., Campinas, SP: UNICAMP (NIED), 1998.

Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO , Karoline ; SOUSA, Jucimária ; SOUSA, Rogério ; MELO, Ramásio . Informática na Educação: Integrando Informática às Disciplinas do Ensino Fundamental. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 79 - 84.