Tempo de Justiça: um relato da experiência da implantação e uso de Bussines Intelligence em organizações públicas

  • Leandro Taddeo TJCE
  • Carlos Pinheiro TJCE
  • Ricardo Vasconcelos TJCE
  • Catulo Hansen Vice Governadoria do Estado do Ceará
  • Francisco Lima Fórum Clóvis Beviláqua
  • Francisco Sobrinho Fórum Clóvis Beviláqua
  • Roberta Taddeo Uni7

Resumo


O Programa Tempo de Justiça é um pacto de cooperação entre os órgãos de segurança do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário, a fim de garantir o monitoramento em tempo real dos processos judiciais, buscando celeridade no julgamento, garantindo a efetiva aplicação da lei. As principais dificuldades enfrentadas pelos agentes da segurança pública são: a falta de integração entre as informações interinstitucionais, ausência de controles mais eficientes de acompanhamento nos procedimentos de elucidação e combate dos crimes. As principais contribuições deste programa foram a implantação da ferramenta de Business Intelligence (BI) integrando dados de quatro instituições; o desenvolvimento de painéis de acompanhamento operacional; a criação de um repositório de conhecimentos sobre o andamento processual dos crimes de homicídio por meio de uma Wiki. Por fim, apresentamos os resultados obtidos a fim de avaliar a efetividade da ferramenta como apoio ao real enfrentamento desses desafios da garantia da aplicação da lei.

Referências

APRECE. Pacto por um Ceará Pacífico é lançado no Ceará. Disponível em: http://aprece.org.br/blog/noticia/pacto-por-um-ceara-pacifico-e-lancado-no-ceara/ acessado em 01/03/2018.

BARBIERI, C. BI-Business Intelligence: modelagem e tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001.

BATISTA E. O. Sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, 2004.

CEARÁ PACÍFICO.. Ceará pacífico. Disponível em: http://www.ceara.gov.br/projeto/ceara-pacifico/ acessado em 01/03/2018.

MONITOR DA VIOLENCIA, Mortes Violentas no Brasil: perguntas e respostas. Disponível em: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/mortes-violentas-no-brasil-perguntas-e-respostas.ghtml acessado em 01/03/2018.

PRIMAK, F. V. Decisões com B.I. (Business Intelligence). Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

REIS, E. S. dos; ANGELONI, M. T. Business Intelligence como tecnologia de suporte a definição de estratégias para a melhoria da qualidade do ensino. In: ENANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais. Salvador: ANPAD, 2006.

RIBEIRO, L.M.L; COUTO, V.A; VASCONCELOS, F.B; SOUZA, J.L.C; RATTON, J.L; FRANCO, M.C; O tempo do processo de homicídio doloso em cinco capitais. Disponivel em: http://www.justica.gov.br/news/processo-de-julgamento-de-homicidios-no-brasil-dura-em-media-8-6-anos visitada em 01/03/2018.

SANTOS, I. C. dos; RODRIGUEZ, M. V. R. Evolução do Modelo de Gestão. In: CNEG, 4., 2008, Niterói. Anais. Niterói: CNEG, 2008.

SOUZA, J. S.; BONILHA, M. H. S. Exclusão/Inclusão: elementos para uma discussão. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 133- 146, mar. 2009.

Publicado
13/08/2018
Como Citar

Selecione um Formato
TADDEO, Leandro; PINHEIRO, Carlos; VASCONCELOS, Ricardo; HANSEN, Catulo; LIMA, Francisco; SOBRINHO, Francisco; TADDEO, Roberta. Tempo de Justiça: um relato da experiência da implantação e uso de Bussines Intelligence em organizações públicas. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 1 - 6.