Desenvolvendo o pensamento computacional no ensino fundamental com Arduino e Scratch

  • Amanda C. Pereira
  • Matheus E. Franco

Resumo


Apesar do frequente uso dos recursos tecnológicos parte da população não compreende os conceitos básicos da computação, sujeitando-se como usuários passivos. Desta maneira, é importante desenvolver uma capacidade intelectual pouco explorada: o pensamento computacional. O mesmo se refere à capacidade de solucionar problemas de forma eficiente e sistemática. O presente trabalho apresenta uma metodologia para o desenvolvimento do pensamento computacional em jovens. Os resultados alcançados foram satisfatórios, já que os estudantes mostraram um retorno positivo a respeito do que lhes foi ensinado, demonstrando que se sentiram motivados ao aprender algo novo que vai além do currículo escolar básico.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Amanda C.; FRANCO, Matheus E.. Desenvolvendo o pensamento computacional no ensino fundamental com Arduino e Scratch. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 5. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2018.3561.