O Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM) reúne pesquisadores e profissionais interessados em análise de redes sociais e áreas afins, além de promover colaborações e trocas de ideias e experiências. O estudo sobre redes sociais tem suas origens em comunidades sociais, educacionais e empresariais. O interesse acadêmico nessa área tem crescido desde a metade do século XX. O crescente aumento no número de usuários Web estimula a interação entre pessoas, a disseminação de dados, a troca de informação e também aumenta significativamente os dados disponíveis, fornecidos pelas pessoas, sua interação, logs e servidores web. Com grandes conjuntos de dados, a análise pode ser mais precisa e também traz a oportunidade de avaliar e desenvolver novas técnicas para análise de redes sociais, identificação e mineração de dados. Isso aumentou o interesse de uma ampla gama de campos - como academia, política, segurança, negócios, marketing, ciência - na análise de redes sociais. Os Anais do BrasNAM são publicados anualmente, trazendo os artigos selecionados para cada edição do evento.

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse da BraSNAM incluem, mas não estão limitados a:

  • Big Social Data
  • Visualização e redes sociais
  • Difusão e fluxo de informação
  • Evolução de comunidades
  • Extração e tratamento de dados sociais
  • Técnicas de mineração
  • Detecção de influência e propagação
  • Confiança e identificação de especialistas
  • Predição de relacionamentos e simulação
  • Informação social aplicada a sistemas de recomendação
  • Informação social e sistemas de recuperação
  • Análise contextualizada de redes sociais e de informação
  • Modelagem do comportamento do usuário
  • Sensores multimídia inteligentes e móveis
  • Monitoramento de redes sociais
  • Privacidade em redes sociais
  • Detecção de spam, desinformação e atividades maliciosas
  • Crowdsourcing e crowdfunding
  • Redes sociais e ecossistemas de software
  • Redes sociais, saúde e bem estar
  • Análise de redes secretas e dark Web
  • Economia e redes sociais
  • Localização, mobilidade e redes sociais
  • Questões éticas na análise de dados
  • Análise de redes sociais aplicada à computação cognitiva
  • Estudos de caso e aplicação a situações da vida real: Medicina, Ciência, Educação, Marketing, Formação de Equipes, Tomada de Decisão, Gestão e outros.

Mais informações

Para obter mais informações sobre a BraSNAM, visite o site do evento